terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Time campeão

Elenco do Corinthians campeão brasileiro de 2011
O significado da palavra time para nós boleiros de fim de semana é um: "Ou, vamo tirá um contra, traz seu time", ou então, "vamo tirá dedos pra escolher os times", mas no meio profissional é outra coisa, o time é o grupo, dos roupeiros aos onze, e esse foi o mérito do Corinthians para conquistar seu penta, e de forma justíssima.
No meu modo de enxergar, três foram os pontos principais, a manutenção do Tite, que apesar de não ser o maior dos treinadores (nem de longe), é experiente e conhece futebol, e esta mentalidade de trabalho a longo prazo, de dar tempo ao tempo, simplesmente não existe no Brasil. Mas quem acompanha as principais ligas européias como eu, sabe a diferença brutal que isso faz. O segundo ponto foi a montagem do elenco após a catástrofe do início do ano, já haviam alguns bons valores e outros foram agregados, como o Alex e o Emerson, que fizeram muita diferença. E finalmente, todo o clima bom que uma grande estrutura traz, coisa que o clube não possuía até bem pouco tempo, isso faz com que os jogadores sintam-se felizes por estarem lá, diminuindo o chamado "estrelismo" e gerando uma união incomum num elenco com tantas figurinhas carimbadas, deu gosto de ver mesmo, jogador sendo substituído e continuando a incentivar o time, pulando no treinador para comemorar um gol, há quem acredite que não influencie em nada, eu penso o contrário.
Vale lembrar que tudo isso é obra do presidente Andres Sanchez, que muitos chamam de "mafioso" e criticam por ser da corja do Ricardo Teixeira, pode até ser verdade, mas o modelo de gestão dele é exemplar e muitos jornalistas renomados tambem pensam assim, mas não tem coragem de dizer porque tem "rabo preso", infelizmente.
Homenagem a Sócrates durante o minuto de silêncio
Enfim, quando escrevo no título "Time Campeão" é pelo mérito de todos que fizeram parte, todo o pessoal por tráz do time, o Tite por montar uma defesa muito sólida, os jogadores que fizeram muita diferença por serem titulares, aqueles que entraram pouco mas quando entraram mostraram o porquê, como o Adriano que fez só aquele gol contra o Atlético mas que valeu muito, ou o peruano Ramirez que fez um golaço sózinho quatro dias antes numa partida difícil contra o Ceará, conquistando três pontos muito valiosos, enfim, parabéns ao Timão por seu título extremamente coletivo, e que isso seja o começo de uma nova "era mental" no futebol brasileiro.

Pra finalizar, é claro, uma homenagem ao Dr. Sócrates Brasileiro, que não vi jogar pela minha idade, apenas alguns lances e tal, mas só ounvido-o falar já se percebe que era um cara diferente, inteligente e sincero, e isto sempre influi no campo, somado à certa categoria então... Um abraço Doutor e muita paz onde estiver.

Cheers.
...