
O título parece piada, eu sei, mas houve outra mudança de opinião por parte da CBF e o Flamengo é o campeão brasileiro de 87. Pra quem não conhece o caso, naquele ano o campeonato foi disputado em dois módulos, verde a amarelo, sendo que os dois melhores de cada módulo se enfrentariam num quadrangular para definir o campeão. Acontece que os melhores do módulo verde (Flamengo e Internacional) recusaram-se a enfrentar os dois melhores do módulo amarelo (Guarani e Sport) como era previsto no regulamento, e sendo assim, uma final entre Sport e Guarani foi realizada e os pernambucanos sagraram-se campeões nacionais daquele ano.
Após muita briga, nos microfones e na justiça, a polêmica "taça das bolinhas", feita para ser entregue ao primeiro pentacampeão do Brasil, foi entregue em dezembro ao São Paulo FC. Mas, como o Flamengo considera-se campeão de 87, teria direito ao troféu antes do tricolor paulista. Quando perguntado sobre o assunto, o competentíssimo presidente da CBF disse: "A partir do momento em que a Caixa (Econômica Federal, idealizadora do troféu) deu a taça ao São Paulo, não cabe a nós tomar posição sobre isso".
Na minha opinião, alguns pontos tem de ficar claros para o público:
1- O campeão nacional de 87 é o Sport Recife, e pronto.

2- Ricardo Teixeira disse: "Não temo (uma ação jurídica do clube pernambucano), porque o Sport já disputou a Libertadores em 1988 como representante do país e segue como campeão daquele ano. Não acredito que eles foram lesados". Ao mesmo tempo ocorreu a homologação do título do Flamengo, mas até onde eu sei, não podem haver dois campeões no mesmo ano.
3- O título do clube carioca só foi reconhecido por causa de pressão e choradeira, para a justiça o campeão é o Sport.
4- Se a corja da CBF não fosse toda carioca, essa história já teria acabado há muito tempo.
Cheers.
Nenhum comentário:
Postar um comentário